500.00€
Preço
Horas
8.00 h
Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, de uma forma direta ou indireta, emitimos Gases com Efeito de Estufa (GEE) para a atmosfera, sendo a totalidade destas emissões a nossa Pegada de Carbono (PdC).
Os Gases com Efeito de Estufa (GEE) detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global. O cálculo da pegada de carbono, a redução das emissões de GEE, seja ao nível pessoal, de produtos ou ao nível organizacional, torna-se fulcral para a garantia de um futuro sustentável, já com diversas organizações e nações a nível mundial a firmar o seu compromisso com a neutralidade carbónica.
Existem diversos referenciais reconhecidos a nível mundial que apoiam na quantificação da pegada de carbono ao nível de produtos (ISO 14067, The Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard), organizacional (ISO 14064-1, The GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard) ou mesmo de projetos (ISO 14064-2), entre outros. A presente formação foca-se nos princípios e requisitos de quantificação e reporte da pegada de carbono ao nível organizacional, tendo como base a ISO 14064-1 e o The GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard.
Formador com uma vasta experiencia na área de Ambiente e Qualidade, contando com inúmeros projetos no seu currículo, nomeadamente nas áreas de licenciamento ambiental, estudo de impacte ambiental, legislação e avaliações da conformidade legal e serviços relacionados com as alterações climáticas (cálculos da pegada de carbono, verificações independentes no âmbito da ISO 14064, Carbon Disclosure Project e Airport Carbon Accreditation, entre outros). Licenciado em Engenharia do Ambiente em Pós-Bolonha pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (Nível VI).